terça-feira, 29 de setembro de 2015

Triunfo: Turismo Ecológico e cultura sertaneja

Imagens de Robério Sá / Triunfo Agência de Turismo e Comunicação
Poucos municípios têm o privilégio de reunir tantos atrativos como Triunfo - a começar pelo seu micro-clima (a cidade está a 1.004 metros de altitude).

Tudo em Triunfo parece ter sido talhado com primor: o casario singelo, as antigas construções, os seculares e tradicionais conventos; o açude - adornado pela presença do Cine-Teatro Guarany (1919), as velhas edificações em pedra localizadas nas cercanias da cidade; os pequenos nichos que compõem a Via Sacra, perfazendo um caminho que vai da Igreja Matriz ao Alto do Cruzeiro; e até as suas flores, a brotar viçosas nas varandas, praças e jardins.

É ainda interessante conhecer os engenhos, com a artesanal produção de alfenins, mel e rapadura, destaque para o Engenho São Pedro; as casas de farinha (de construção fechada, diferenciada das localizadas na Zona da Mata de Pernambuco); a Barragem de Canaã; a Pedra do Letreiro (inscrições rupestres); a Chácara Buganville (com o cultivo de plantas ornamentais e a produção do licor de rosas); os arruados de pitorescas histórias; o Museu do Cangaço, revivendo um importante ciclo da cultura regional.

Também vocacionado para o turismo ecológico, Triunfo oferece mirantes (como o Pico do Papagaio, de onde podem ser visualizadas seis cidades sertanejas); cachoeiras - propiciando deliciosos banhos (imperdível conhecer a Cachoeira das Pingas, com seus mais de 50 metros de altura e notável visual); matas e furnas.

Dentre as diversas manifestações folclóricas registradas em Triunfo, uma parece não ter similar em qualquer outro município do Estado: a tradição dos "caretas", um tipo especial de mascarados que, em grupos denominados "trecas", surgem em todas as festividades locais - como a Festa dos Estudantes, evento incluso no Calendário Turístico de Pernambuco e que, a cada ano, vem atraindo um maior fluxo de visitantes. Triunfo oferece boa estrutura de hospedagem e de alimentação, contando ainda com a infra-estrutura de municípios próximos como Serra talhada e Afogados da Ingazeira

Nenhum comentário:

Postar um comentário