Eventos Tradicionais

1 - Carnaval Triunfense dos Caretas
O medo, a curiosidade e o orgulho formam uma tríade de elementos recorrentes que, marcando as lembranças dos indivíduos envolvidos na brincadeira, dão vida e sustentação ao (1) Carnaval Triunfense. Os Caretas são figuras satíricas que transformam o carnaval de Triunfo em um dos mais irreverentes do Estado. As máscaras dos Caretas podem até não estampar um sorriso, mas eles são a representação máxima da alegria e da tradição do Carnaval de Triunfo. Os mascarados representam o principal personagem do carnaval triunfense há mais de 90 anos, e que consolidaram o carnaval de Triunfo o melhor festejo de momo do interior do Estado de Pernambuco. Divididos em grupos chamados de ‘trecas’, suas fantasias vão da cabeça aos pés, com máscaras feitas de papel, grude e amido de mandioca, chapéu de palha, o relho ou chicote, e a tabuleta, placa em que são escritas frases satíricas como as típicas de pára-choques de caminhão. Todo ano, os melhores caretas são premiados em um concurso promovido na segunda-feira de carnaval, por isso, as fantasias tentam se tornar mais criativas e caprichosas. Além da brincadeira, o carnaval triunfense ainda conta com blocos de frevo, cortejos de grupos de cultura popular, shows e com o tradicional banho no Lago João Barbosa Sitônio. Mesmo com as caras amarradas dos folclóricos Caretas, a folia de Triunfo é marcada por animação e muita festa.
 
2 - Tradicional Festa dos Estudantes de Triunfo/PE
(2) Tradicional Festa dos Estudantes, realizada desde 1958 por estudantes triunfenses que residiam em outras cidades, foi criada no intuito de ser a despedida das férias. A festa ao longo dos anos foi se fortalecendo e hoje é um dos atrativos mais importantes do calendário de eventos estadual. Realizada na última semana do mês de julho, a Festa dos Estudantes coroa além do encerramento das férias, o ciclo do Circuito do Frio de Triunfo, época em que os termômetros marcam suas temperaturas mais baixas. O Festival funciona como uma caravana, que vai passando e deixando marcas no fazer cultural de cada localidade, ao mesmo tempo em que também promove a troca de saberes, constrói vitrines para que cada artista apresente sua produção, desenvolva suas ideias, articule seus fazeres e fortaleça sua criação. Além dos shows que acontecem com atrações a nível nacional, regional e local, no palco montado no Pátio de Eventos Maestro Madureira, há também apresentações na área de artes cênicas, plásticas, fotografia, dança, teatro, audiovisual, entre outras linguagens que se espalham por toda a cidade, criando um clima de imersão cultural. Ao mesmo tempo, são apresentados novos artistas sendo essa uma das marcas da Festa dos Estudantes. Sendo o principal evento do calendário festivo da cidade, a Festa do Estudante atrai um número considerável de turistas e visitantes em busca de tranquilidade, hospitalidade, musica de qualidade, cultura e o principal, as baixas temperaturas que podem variar entre 18ºC e 5ºC. 
3 - Festival de Cinema de Triunfo
Triunfo se torna a capital do cinema nacional no mês de agosto. Neste período acontece o (3) Festival de Cinema de Triunfo que é realizado desde 2008 e é considerado um dos festivais mais charmosos do País. Na disputa pelo Troféu Caretas, a competição aglomera longas e curtas-metragens. As sessões acontecem no Cine Teatro Guarany o qual se torna o centro das atenções, recebendo artistas consagrados pela sua contribuição ao audiovisual pernambucano, que são homenageados com o Troféu Caretas. O Guarany, principal cartão postal da cidade localizado no centro de Triunfo, é um dos cinemas mais antigos do Estado, inaugurado em 1922. A lista de filmes exibida no festival traça um panorama da atual produção audiovisual brasileira. São obras de todos os estados do País e internacionais que integram a programação do evento, lançando ao mercado filmes de curta e longas-metragens. Desde sua primeira edição, o Festival de Cinema de Triunfo também caracteriza-se por promover a integração de cineclubistas, realizadores e militantes da cultura de vários estados do País, com a promoção de debates e atividades de formação. Através das oficinas voltadas para realizadores, professores da região e o público em geral é dada a oportunidade de exercitar o olhar sobre a prática na perspectiva do crescimento e difusão do setor. Em sua programação é realizado o Seminário “Desenvolvimento Sustentável do Audiovisual no Nordeste”. A iniciativa reúne representantes do segmento audiovisual de todo o País para discutir políticas públicas para o setor no Nordeste e ações para fomentar o audiovisual na região e no Brasil. O festival abriga também o Encontro de Cineclubes de Pernambuco.
 
4 - Triunfo Moto Fest
No mês de setembro, Triunfo se rende aos encantos das motocicletas, durante o (4) Triunfo Moto Fest, realizado deste 2004. Consolidando-se como um dos principais eventos da categoria do norte/nordeste do País, o evento reúne todos os anos os amantes do motociclismo brasileiro. Já tradicional no calendário de evento da categoria, muitos moto clubes e amantes das duas rodas esperam ansiosos durante todo o ano para participarem do evento em Triunfo. O encontro tem como objetivo promover e congregar o motociclismo turístico e esportivo, com exposições de motos, venda de acessórios, shows musicais e passeios urbanos e rurais para se conhecer as maravilhas de Triunfo. Mas as grande estrelas do festival são as mais de 5 mil motocicletas que se fazem presentes. Imponentes, raras, potentes, caras, criativas originais e com todos os cuidados de seus donos, enchem os olhos de todos que visitam Triunfo nesta época do ano. Não é só o clima, as belezas naturais e arquitetônicas que fazem de Triunfo um lugar agradável e inesquecível. Triunfo de um povo hospitaleiro, repleta de arte e cultura, encanta a quem a visita.
 
5 - Tradição Natalina em Triunfo
A (5) Tradição Natalina em Triunfo se refez desde 2006 e se fortalece a cada mês de dezembro com o surgimento do Natal Triunfo, que toma conta da cidade com uma maratona de atividades envolvidos no encanto, na magia e na valorização da identidade regional, nas manifestações tradicionais e populares do ciclo natalino, com presença marcante da música lírica e da tradição oral do povo pernambucano. O Natal Triunfo revela todo seu encanto e magia do Natal pela decoração específica tornando a bela arquitetura num cenário de luz e cores unindo o ciclo natalino com a religiosidade da Festa da Padroeira Nossa Senhora das Dores apresentando em sua programação uma série de espetáculos gratuitos encenados em praças da cidade, em prédios históricos, igrejas e até dentro do lago João Barbosa, outro cartão postal da cidade. O lago João Barbosa é o cenário para o principal espetáculo desse Natal de luzes e cores, o Concerto Natal Triunfo. Com um palco flutuante, músicos e cantores se apresentam entre as águas num Concerto Lírico com cantos religiosos e natalinos que, a cada ano, renova o repertório e a encenação. Só quem vivenciou o show do Concerto Natal Triunfo explicaria a experiência de estar num momento mágico como este. Viva essa magia, conheça o Natal Triunfo e se encante! O Cine Teatro Guarany, as margens do lago, é palco para o espetáculo do Coral Vozes do Guarany. Mais de cem crianças surgem e ocupam as janelas do imponente teatro e cantam num espetáculo que mistura a tradição natalina, luzes, efeitos especiais e muita, muita emoção. As vozes desse Natal também se revelam na Cantata Natalina encenada na escadaria da histórica Igreja Matriz de Nossa Senhora das Dores, mais de 60 vozes apresentam Trazendo mensagens espirituais e renovadoras para os anos vindouros. A cidade se transforma no mês de dezembro em um grande cenário iluminado, um palco gigante onde a tradição oral do povo pernambucano ecoa nas vozes do pastoril, do xaxado e do reisado. Como é o caso do encontro dos grupos da tradição. São as crianças que fazem a festa para receber o símbolo do Natal, o Papai Noel. Em Triunfo ele chega pelo teleférico distribuindo presentes e fazendo a festa no encontro com a criançada. Por tudo isso, o Natal de Triunfo é a maior festa natalina do interior do Nordeste atraindo visitantes de toda região e ainda da capital, o Recife. São mais de 150 mil pessoas que participam das festividades durante mais de um mês da programação natalina.