Trilhas

 Cachoeira do Pingas
Também vocacionado para o turismo ecológico, Triunfo oferece mirantes, furnas, matas e cachoeiras, propiciando deliciosos banhos - imperdível conhecer a Cachoeira do Pinga, com seus mais de 50 metros de altura e notável visual. A Cachoeira dos Pingas está localizada a 4,5 km da cidade, e possui uma beleza exuberante com seis quedas d’água. A primeira queda transforma-se numa piscina natural para um agradável banho nas águas puras e cristalinas de Triunfo. Uma de suas quedas forma um véu de aproximadamente 60 metros de altura, que através de uma escadaria pode-se apreciar uma beleza natural e encantadora, realçada pelo contorno da vegetação nativa de uma belíssima vista propiciada pela paisagem incomum de um verdadeiro Oásis do Sertão. As trilhas naturais de Triunfo revelam um Oásis no Sertão, um local muito procurado pelos amantes do ecoturismo e da prática de esportes radicais e trekking, esses visitantes têm a oportunidade de desbravar uma vegetação diferenciada das demais encontradas no sertão nordestino. Além disso, na cidade você pode conhecer as trilhas do Bioma da Caatinga. 

Fazenda Curralinho em Triunfo

Você que gosta de trilha ecológica vai poder a 18 km de  Triunfo, na Fazenda Curralinho, conhecer as trilhas e áreas da vegetação as margens do Rio Pajeú. A paisagem magnífica que encanta os turistas apreciadores do bioma natural no Sertão do Pajeú.

Durante as trilhas você poderá ver a vegetação que resiste a seca hídrica do Sertão. A vegetação da caatinga do semiárido possui mais de 100 espécies, estimando-se que haja um total de 2000 a 3000 plantas.
 
Cratera Aberta (Meteroide) Santa Cruz da Baixa Verde
A cidade de Triunfo está a 6 km de uma grande cratera aberta por um (meteroide). O levantamento desse acontecimento foi realizado pelo  Astrônomo Pierson Barreto. A Cratera está localizada localizada no Sertão do Alto Pajeú a 445 km da capital do Recife. A cidade de clima brejeiro, é conhecida por concentrar em seu território o maior quantitativo de engenhos de rapadura do Estado de Pernambuco, assim é Santa Cruz da baixa Verde, antiga vila pertencente a Triunfo -PE, com uma extensão territorial cerca de 115 km² e uma população com 11.610 habitantes. “A trajetória de entrada do asteróide formou um ângulo rasante com a atmosfera terrestre, percorrendo uma distância maior que 3000 km. Com uma velocidade estimada em 14km/s para o asteróide, o evento de entrada pode ter durado mais de três minutos e meio para percorrer o espaço brasileiro. O meteoro foi visível a partir de grandes distâncias, desde o Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste. Na figura, a circunferência amarela representa a distância de 300km de raio da região em que foi visível acima do horizonte a explosão troposférica do bólido. a circunferência vermelha interior tem 500km de raio, delimita a região onde foram ouvidas as explosões primárias e secundárias e foram sentidos os abalos sísmicos do fenômeno meteorítico que formou a cratera da Panela (PE). A circunferência maior tem 1000km de raio e delimita a região de estudo dos sítios arqueoastronômicos onde se encontram registros pré-históricos do evento cósmico. No horizonte, a projeção da entrada do meteoro na atmosfera terrestre”. Em Santa Cruz da Baixa Verde você ainda vai encontrar engenhos de cana-de-açúcar e rapadura nordestina.
Pico do Papagaio  em Triunfo, o ponto mais alto de Pernambuco
O Pico do Papagaio é o ponto culminante do Estado brasileiro de Pernambuco e de toda parte setentrional da Região Nordeste a partir da margem esquerda do Rio São Francisco (no sentido cabeceira - foz). Está situado a 1.260 metros acima do nível do mar, no sertão pernambucano, mais especificamente no município de Triunfo. O acesso à região é precário, só possível com veículo quatro por quatro. Geofisicamente a zona está no Setentrião Oriental do Nordeste Central e na Borborema Meridional, quase na divisa com a Central (a nível latitudinal; a nível longitudinal se localiza no poente do platô). É parte do sistema geofísico do São Francisco, pois fica do lado oposto do divisor de águas entre bacias Borborêmicas do platô Atlântico Setentrional e a província geofísica do São Francisco.