domingo, 4 de outubro de 2015

Celebração da Festa de São Francisco de Assis em Triunfo


Imagens de Robério Sá / Jornal Âncora do Sertão

Nesse domingo (04) encerra a celebração ao Tríduo e Festa de São Francisco de Assis. Nesse ano a festividade trouxe como tema:"São Francisco, Alegria de viver o Evangelho".

SOBRE A FESTA DE SÃO FRANCISCO DE ASSIS

Com o hábito da pregação itinerante, quando os religiosos de seu tempo estavam mais ligados aos mosteiros rurais, e com sua crença de que o Evangelho devia ser seguido à risca, imitando-se a vida de Cristo, desenvolveu uma profunda identificação com os problemas de seus semelhantes e com a humanidade do próprio Cristo. 

Depois de uma juventude irrequieta e mundana, voltou-se para uma vida religiosa de completa pobreza, fundando a ordem mendicante dos Frades Menores, mais conhecidos como Franciscanos, que renovaram o Catolicismo de seu tempo. 
Sua atitude foi original também quando afirmou a bondade e a maravilha da criação, quando se dedicou aos mais pobres dos pobres, e quando amou todas as criaturas chamando-as de irmãos. 

Alguns estudiosos afirmam que sua visão positiva da natureza e do homem, que impregnou a imaginação de toda a sociedade de sua época, foi uma das forças primeiras que levaram à formação da filosofia da Renascença. 
Foi canonizado pela Igreja Católica menos de dois anos após falecer, em 1228, e por seu apreço à natureza é mundialmente conhecido como o santo patrono dos animais e do meio ambiente.

São Francisco de Assis
Nascimento 5 de julho de 1182 em Assis
Morte 3 de outubro de 1226 em Assis
Veneração por Igreja Católica
Canonização 16 de Julho de 1228, Assis por: Papa Gregório IX
Principal templo Basílica de São Francisco de Assis,Assis (Itália)
Festa litúrgica 4 de Outubro


A fama de santidade que granjeou em vida e perdura até os dias de hoje não decorreu de grandes manifestações de erudição religiosa, que jamais fez questão de possuir, e tampouco de seus milagres, que não obstante foram muitos e impressionantes, mas do seu exemplo de uma vida de completa dedicação ao próximo, dedicação que era animada por uma compreensão profunda, uma sinceridade espontânea, uma simplicidade autêntica em todas as coisas, qualidades banhadas de uma calorosa fraternidade, simpatia e caridade. 

Todos os seus primeiros biógrafos ressaltam esses aspectos de seu caráter, e por esses motivos sua figura é também admirada por muitos fora da esfera do Catolicismo. Na visão de seus contemporâneos ele era o mais perfeito seguidor de Jesus Cristo, e sua presença em qualquer cidade era sempre um acontecimento, enquanto que seus irmãos eram tidos na mais alta estima por muitos prelados importantes e autoridades civis.
 
 
PROGRAMAÇÃO DESSE DOMINGO DIA 04/10

• 4h30 - Celebração do Irmão Sol
Local | Cruzeiro (Bairro Alto da Boa Vista)

• 7h - Celebração Eucarística
Celebrante | Frei Rogério Rodrigues, OFM
Local | Convento São Boaventura

• 15h30 - Benção dos animais
Local | Pátio da Jaqueira (Lar Santa Elizabeth)

• 18h - Procissão com a imagem de São Francisco de Assis saindo da residência da Sra. Edileuza (Bairro da Saudade)

• 19h - Solene Celebração Eucarística da Festa de São Francisco de Assis
Celebrante | Frei Rogério Rodrigues, OFM
Local | Convento São Boaventura

sexta-feira, 2 de outubro de 2015

Triunfo a cidade que surgiu a partir da guerra de comerciantes sertanejos no século XIX


Eis que surge no meio da torrida vegetação do sertão, bem no alto da Borborema, rodeada de serras, sua vegetação sempre verde, um clima agradável o ano inteiro, e um povo hospitaleiro por natureza. O seu relevo e seus recursos naturais, com várias serras, o ponto mais alto do Estado com 1.260 metros, "O Pico do Papagaio", cachoeiras, poços, e caminhos de pedra, a tornam ideal para a prática de esportes de aventura como Moutain bike, rapel, cavalgada, escaladas, treking, entre outros. Sua história pode ser verificada pela beleza de sua arquitetura, com seu casario antigo e grandes e importantes edificações, reflexos da influência estrangeira, principalmente alemã, bem como o apogeu econômico vivido em décadas passadas. Triunfo guarda lembranças do Cangaço de Lampião, preservado em um Museu que tem um dos maiores acervos sobre o tema. Dentre as suas tradições se destacam as da Banda Isaías Lima e os Caretas, mascarados que alegram as ruas da cidade durante o carnaval. " Triunfo terra ditosa, gema por Deus lapidada, da Baixa Verde alterosa estás no topo engastada". Localizada no Sertão do Pajeú a 450 km da Capital e 1.060 m. de altitude. Acessos, sentido Petrolina/Triunfo, pela BR-232 até Serra Talhada PE=365 (32km). No sentido Recife/Triunfo, pela BR232 até o Distrito de Sítio dos Nunes(após Custódia). Flores- Transertaneja PE-350.



 HISTÓRICO 

Tudo começou no final do século XVII, quando chegou aqui, vindo da Bahia o Capuchinho, Frei Vidal da Penha,para catequizar os índios da região, conhecida como; Sítio Baixa Verde. Em 1803, o Frei Vidal foi substituído pelo Frei Angelo Maurício de Niza que construiu uma capela onde abrigou a imagem de Nossa Senhora das Dores; hoje padroeira da Cidade. Frei Angelo, preocupado com os índios buscou localizar sua posse, requerendo do Governo Geral, meia légua de terra, que foi concedida em Sesmaria, em 08/12/1812, em nome do Príncipe Regente, D. João VI, dando inicio a Fundação da Vila da Baixa Verde. A Vila da Baixa Verde pertencia ao município de Flores. Questões comerciais acirravam os ânimos entre a poderosa família de Campos Velhos e os habitantes da Baixa Verde. Da vitória na contenda sobre os comerciantes de Flores, originou-se o nome TRIUNFO. Aos 13/06/1884, pela Lei Provisória nº 1.805 foi a vila elevada a categoria de cidade. Dava-se a conquista da Autarquia Municipal. Centenária, Triunfo abriga casarões coloniais, instituições de nobre passado. Fria porque serrana. Calorosa porque hospitaleira, Triunfo conserva-se altiva através dos séculos. Conhecida como o "OÁSIS DO SERTÃO" e a "SUÍÇA NORDESTINA", imponente no alto dos seus 1.260 metros, acima do nível do mar, Triunfo parece tocar os céus, com um friozinho gostoso proporciona um clima todo especial. Triunfo está no sertão do Pajeú, a 450 km do Recife, de fácil acesso por estradas asfaltadas. Tem aproximadamente 20 mil habitantes, hospedagens aconchegantes e atraentes pontos turísticos. (Meu Triunfo)

Conheça o trabalho do novo fotógrafo cultural e fotojornalista de Triunfo



Olá pessoal,

Nessa tarde de sexta-feira (2) estive nas ruas de Triunfo fazendo algumas fotos. Sou apaixonado por fotos, e sempre estou com minhas câmeras e minhas lentes na bolsa. Hoje foi um dia de muita correria, mas consegui fazer algumas fotos rápidas. Meu nome é Robério Sá, 20 anos, jornalista, fotógrafo e empreendedor no mercado cultural e digital, e cheguei à Triunfo-PE agora a pouco. Conto com os turistas e triunfenses para divulgar meu trabalho e contratar meus serviços. Vamos nessa onda, vamos de cultural e de arte em Triunfo. Contato: (87) 9. 9608.6700 - (81) 9. 9526.0362.





Eleição do Conselhor Tutelar acontece nesse domingo (04) em Triunfo

 
Convidamos toda a população Triunfense a participar da Primeira Eleição Unificada para conselheiros Tutelares deste município, onde serão escolhidas pessoas que irão zelar pelos direitos de nossas crianças e adolescentes nos próximos 04 anos. Sua participação é muito importante, não deixe de votar. 

A Eleição será no dia 04/10/2015
Das 8h às 17h
Nos seguintes locais:
Escola Manoel Cândido (JERICÓ)
Escola João Henrique da Silva (CANAÃ)
Escola EREM Alfredo de Carvalho (SEDE)

Podem votar os maiores de dezesseis anos, inscritos como eleitores no município de Triunfo. Cada Cidadão poderá votar em até 05 candidatos. 

As cédulas de votação conterão a foto, o nome (apelido) de cada candidato, e deve ser marcado um X, no quadro ao lado da foto e nome do seu candidato escolhido. Ressaltando cada um pode votar em até 05 candidatos. 

Para votar os eleitores devem estar munidos de Título de Eleitor e Documento oficial com foto.

Participe desse momento, exerça sua cidadania, VOTE!

 

Prefeitura de Triunfo aposta em comunicação para divulgar as ações da Secretária de Assistência Social

 
Secretaria de Assistência Social com seus coordenadores e Secretaria de Comunicação Social reuniram-se hoje no intuito de tratar sobre assuntos relacionados à necessidade em divulgar as ações realizadas pela Assistência Social. Na ocasião foram discutidos alguns pontos referentes ao meio pelo qual serão feitas as divulgações, bem como os competentes pelas mesmas. Essa iniciativa deu-se pelo olhar da Secretária de Assistência Social Paula Cristiane voltado sempre para a melhoria e otimização do trabalho a fim de tornar claro o trabalho desenvolvido pela sua secretaria, deixando a população a par de tudo posto em prática.

Nova Agência de Turismo de Triunfo recebe apoio da prefeitura municipal


Na manhã dessa sexta-feira (02) estivemos na Prefeitura de Triunfo e na ocasião fomos recebido pela secretária de administração (Maria Nazaré Florentino Ferraz) e também pelo assessor de comunicação (Verner Brenan) ambos nos apoiaram e se colocaram a disposição para nos ajudar a realizar os tramites municipais e está totalmente  em funcionamento na cidade. Procuramos a secretária de cultura do município, mas o secretário e o coordenador estavam participando de uma capacitação fora da cidade. Na próxima segunda-feira (05) estaremos fazendo a entrega de todos os documentos e dando início a nossas atividades ainda nesse mês de outubro. 

A partir desse sábado (03) o jornalista Robério Sá vai começar a mapear a cidade e entrevistar moradores, cidadãos, turistas e apresentando ainda mais os fatos históricos que marcam os pontos turísticos de Triunfo. 

Já, anunciamos que ainda esse mês estará funcionando a Redação do Jornal Âncora do Sertão Online, o Museu Fotográfico Triunfo das Artes e também a Triunfo Agência de Turismo e Comunicação

A nossa empresa é consolidada na cidade de Serra Talhada na área de comunicação e história cultural do Sertão. Já, contamos com o apoio de alguns empresários da cidade de Triunfo que adoraram a ideia da empresa e se colocaram a disposição para colaborar com o desenvolvimento cultural local e também vencer a crise econômica que tem afetado a economia do município. 

Nesse sábado estaremos acertando o local do estabelecimento. Depois de mais uma pesquisa cansativa e  do labor diário  em prol de ajudar o município e firma uma parceria duradoura com o prefeito Luciano Bonfim, Secretária de Cultura e Turismo, e demais companheiros e trabalhadores turísticos da cidade. A nossa empresa chega na cidade querendo ajudar o pequeno, oferecer ao grande e realizar turismo com ética, responsabilidade, história e acima de tudo humildade pra fazer a nossa história crescer e se tornar cada vez mais forte e rica no mundo.

Triunfo, o Oásis do Sertão em Pernambuco. 


quinta-feira, 1 de outubro de 2015

Terra da Rapadura: Santa Cruz da Baixa Verde completa 24 anos de história

 
O jovem município de Santa Cruz da Baixa Verde, conhecido como Capital da Rapadura, completa 24 anos nesta quinta feira, 01 de outubro. O prefeito Dr. Tássio Bezerra fala de desenvolvimento, trabalho e orgulho do lugar.

Mensagem do Prefeito Dr. Tássio Bezerra

“Manifesto aqui primeiramente o orgulho que sinto de ser filho desta terra, me sinto honrado por nascer neste município maravilhoso. Quero dizer ao povo que nossa gestão trabalha incansavelmente para mudar a cara desta cidade, e vou contribuir com o meu trabalho para fazer deste município um lugar ainda melhor para se viver. Não nos esquecemos de que nesse processo de desenvolvimento contínuo, temos que ter a convicção de que não sou o único santa-cruzense que se orgulha de ser desta terra e viver aqui.

Temos razões de sobra para dividir esta alegria com nossos conterrâneos e com aqueles que adotaram como seu este município. A nossa amada Santa Cruz da Baixa Verde sempre será mais importante do que quem a governa, é sempre maior que nossos projetos sociais e políticos, ela está acima de tudo, ela é o nosso maior patrimônio. Santa Cruz merece todo nosso respeito e todo nosso apreço. Ela é nosso porto seguro e nosso lugar verdadeiro. Feliz Aniversário, minha querida Santa Cruz da Baixa Verde! Parabéns pelos seus 24 anos de Emancipação Política.”

HISTÓRIA

Em 20 de dezembro de 1963 a Lei Estadual n° 4.973 elevou o distrito à categoria de município e sua sede à de cidade.

Pelo acórdão do Tribunal de Justiça, mandado de segurança n° 56.949, de 31 de julho de 1964, o município de Santa Cruz da Baixa Verde foi extinto, sendo seu território reanexado ao município de Triunfo. Já Lei Estadual n° 10.620, de 1° de outubro de 1991, criou novamente o município, com a mesma denominação,